Quem fundou Nova Iorque foram os holandeses com o nome de Nova Amsterdã. E para protege-la das invasões construíram um muro atravessando a ilha. O lugar ficou conhecido como a rua do muro (Wall Street). Depois os ingleses chegaram e mudaram o nome da cidade para New York, mas a rua do muro ficou para sempre. E é hoje o maior centro financeiro do mundo (para o bem e para o mal). Um touro de bronze gigante é o símbolo deste poder.
Wall Street
Hoje a Beatriz Araújo e eu percorremos em toda sua extensão. É sombria por causa dos prédios altos e não é muito grande. Numa certa quadra está a estátua do senhor George Washington, em frente ao prédio onde um dia havia o Federal Hall. O lugar foi construído em 1700 como sede do governo da cidade de Nova Iorque e, mais tarde, serviu como primeiro edifício capitólio dos Estados Unidos, sob a constituição, sendo o local onde George Washington tomou posse como primeiro presidente dos Estados Unidos. O prédio original foi demolido em 1812.
O Federal Hall National Memorial, em Wall Street foi construído em 1842, como Casa da Alfândega de Nova Iorque, no local do antigo Federal Hall. Atualmente é administrado pelo National Park Service como museu comemorativo dos eventos históricos que ali tiveram lugar.
George Washington (22 de Fevereiro de 1732 – 14 de Dezembro de 1799) foi o primeiro presidente dos Estados Unidos (1789–1797), o comandante-em-chefe do Exército Continental durante a Guerra da Independência. Presidiu a convenção que elaborou a Constituição, a qual veio substituir os Artigos da Confederação e estabelecer a posição de presidente. (Publicado originalmente no Facebook, em 12 de novembro de 2015).