Nossa primeira caminhada foi em Miraflores, um dos 43 distritos de Lima que tem uma ótima vista panorâmica da baia de Chorrillos. Ocupa uma extensão de 9,62 km2, está a 79m do nível do mar e possui aproximadamente 85 mil habitantes. Fomos de San Miguel, um município da Grande Lima na margem do Pacífico, de UBER porque são 13 km a serem percorridos. Foram 19 soles (uns R$ 26,00), em março de 2019.
Miraflores é a “Copacabana” deles, o point de todo mundo. Turistas japoneses, europeus, latinos de montão. Muita gente que foi (ou vai) a Machu Pitchu e dá uma esticada em Lima. A cidade é bem aconchegante, o povo muito simpático. Neste bairro é muito limpa, com praças cuidadas num padrão que fica bem cima do brasileiro e um pouco abaixo de Montevideo, no Uruguai, por exemplo.
100% dos automóveis são importados
Na periferia a coisa não é tão boa como é de se esperar. O Peru não tem mais fábrica de automóveis, então as marcas são 100% importadas como em vários outros países da América Latina. As de origem japonesa, coreana e chinesa predominam. O trânsito é muito doido: não respeitam sinal fechado, faixa de pedestres e a buzina é uma constante, parece o Rio de Janeiro.
O transporte coletivo é algo que nunca vi igual (neste início de viagem ainda não havíamos conhecido La Paz, na Bolívia, que é semelhante). Não tem parada de ônibus, os coletivos são muito velhos, em média. Na maioria dos veículos o motorista é quem cobra a passagem, que é muito barata: 1,50 Soles, menos de R$ 2,00 brasileiros. Como só tínhamos três dias para “conhecer” Lima, não voltamos mais a Miraflores. Mas vale a pena dedicar pelo menos mais um dia.
Sítio arqueológico de Huaca Pucllana
Acabamos não conhecendo o sítio arqueológico de Huaca Pucllana, que foi um dos centros cerimoniais administrativos mais importantes da Civilização Lima (100- 650 dc). O local de visitação ocupa uma área de 6 hectares (Originalmente eram 18 hectares), e se estima que foi construída no século VI depois de Cristo. Atualmente é um dos sítios arqueológicos mais conservados e visitados de Lima.
O distrito de Miraflores é um dos quarenta e três distritos que formam a Província de Lima, situada na zona costeira do Peru. Limita ao Norte com o distrito de San Isidro, ao Leste com os distritos de Santiago de Surco e Surquillo, ao Sul com o distrito de Barranco e ao Oeste com o Oceano Pacífico. Miraflores ocupa o segundo lugar no ranking de desenvolvimento humano dos distritos do Peru, alcançado apenas pelo distrito de San Isidro.
Miraflores em números
Fundação 2 de Janeiro de 1857
Área total 9,62 km²
População total 85 065 habitantes.
Densidade 8 842,5 hab./km²
Altitude 79 m