“É uma mistura da paisagem do Rio de Janeiro com o povo de Minas Gerais. O melhor dos dois estados.” Essa é a definição do funcionário do Banrisul, Leandro Rocha para sua viagem de férias ao estado do Espírito Santo, em fevereiro de 2017, na companhia da esposa, a pedagoga Talita de Jesus Rocha.
Para Leandro, se trata de uma viagem relativamente barata embora seja difícil conseguir voos de Porto Alegre diretos à Vitória. “Mas, pesquisando com antecedência, é possível encontrar com preço acessível, embora com escalas”, relata. Ainda conforme o bancário, que atualmente é gerente da agência do Banrisul de Picada Café, a hospedagem e os passeios têm um ótimo custo benefício.
“Inclua no roteiro a Serra e a Pedra Azul, também conhecida como Pedra do Lagarto. Na capital, Vitória, existem atrações imperdíveis como o Mercado Público e o Museu da Vale, em Vila Velha”. Ainda conforme Leandro, a fábrica dos chocolates Garoto está no roteiro dos turistas, mas só pela curiosidade em ver como se fabricam o produto. Para os que apreciam andar na rua entre o povo, recomenda que aproveitem para tomar caldo de cana e comer pastel nas diversas bancas espalhadas pelo centro.
“E já que entramos na gastronomia, não poderia finalizar o passeio sem experimentar a Moqueca e a Torta Capixaba. Na Moqueca, diferente da baiana, não vai azeite de dendê e leva muito coentro. Já a torta é uma herança dos portugueses, com bacalhau e palmito. Certamente voltaremos”, conclui o viajante.
Mais informações;
*Na Secretaria de Turismo do Estado: https://setur.es.gov.br/
Fone: (27) 3636-8026
*Na Prefeitura de Vitória:
https://www.vitoria.es.gov.br/turista
Telefone: (27) 3382-6000
*No Museu da Vale:https://museuvale.com/
Telefone: (27) 3333-2484